quarta-feira, 9 de maio de 2012

Nem "tão negra", nem "tão gorda"

Começo minha apresentação nesse novo blog mencionando uma matéria de 2010. 
Uma matéria de 2 anos atrás  nos faz perceber o quanto antigo e atual é o preconceito. 

O título : Gabourey Sidibe ficará de fora da capa da Vogue

Fonte : R7 
http://entretenimento.r7.com/famosos-e-tv/noticias/gabourey-sidibe-ficara-de-fora-da-capa-da-vogue-20100325.html


Estamos acompanhando o crescimento do segmento Plus Size, no Brasil e no mundo. Vemos tantas modelos em catálogos e desfiles. E isso é um grande passo para nós que vestimos muito além do manequim 44. Mas as modelos gordinhas só são aceitas se forem loiras de olhos azuis?

Se a Gabourey Sidibe fosse branca como a Adele , ela  certamente teria sido capa da Vogue. E com muitos retoques de photoshop  para dar uma aparência de "mais magra". 

Todas nós, modelos ou não, buscamos  roupas modernas e adequadas ao nosso corpo e principalmente sermos vistas e valorizadas pelo que somos e não pela nossa aparência. Adele quer ser valorizada pela sua música, Gabourey quer ser valorizada pela sua atuação. E é por isso que elas são exemplos a serem seguidos. 

E como se não bastasse sermos colocadas de lado pelo mundo da moda, ainda existe o preconceito entre as gordinhas que não "aceitam" que outras gordinhas emagreçam, ou entre meninas negras que não gostam de ser chamadas de negras. 

Já me acostumei a ouvir de outras meninas gordas  "mas você não é tão gorda" ou de meninas negras  "você não é tão negra..." 




Minha pele não é escura como a da  Gabourey e eu peso menos do que ela. Mas isso não me faz menos negra e melhor do que ela. Nem melhor, ou pior do que ninguém.

Muita gente me criticou quando eu deixei de relaxar o cabelo e assumir o back power. Ouço o tempo todo "mas você vai pra festa assim"? "não vai usar nada pra ele não ficar tão crespo?","você não vai mesmo relaxar mais?". Tudo isso simplesmente porque o deixei natural, e não fico a casa três meses no salão tentando me tornar uma pessoa que eu não sou. 

Não posso deixar de falar que não faço apologia à obesidade. Por mais óbvio que isso seja, todas nós que nos propomos a falar sobre Plus Size ,temos que mencionar isso, pois sempre tem gente que não entende que não queremos um mundo gordo, mas queremos um mundo sem preconceito com os gordos. Também não sou contra quem faz escova, alisamento, ou que pinta o cabelo ou que quer ficar careca. Mas que faça isso porque VOCÊ QUER  e não porque alguém disse que pra você ser bonita você tem que fazer isso. 

 Todo mundo tem direito de ser feliz e buscar o que deixa mais confortável e bonito. E todas nós, negras e gordas temos igual direitos. 

5 comentários:

  1. Oi Ju,
    bom dia!
    Estava sem o link do seu blog, mas acabei achando...

    Adorei sua apresentação. E fico feliz por ver esse espaço nascendo. Sem dúvidas nossa luta é por direitos iguais, pela aceitação de quem nós somos e como gostamos do nosso cabelo, do nosso corpo, etc.

    Muito bom seu texto. Com certeza estarei sempre aqui lendo as matérias.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rebeca,
      Seja bem vinda!

      Não tenho muita prática com blogs, e estou aberta também a críticas e sugestões.
      Ah, seu cabelo tb é lindo! :)

      bjs

      Excluir