sexta-feira, 22 de março de 2013

Transição



Adoro esse vídeo postado pelo The New York Times, sobre mulheres americanas que assumiram seus cabelos naturais :  http://video.br.msn.com/watch/video/transicao/anad1kaq .


Eu me identifico muito com o vídeo pois há 4 anos eu fiz a minha transição. Cortei meu cabelo bem curto e deixei de usar produtos para alisá-lo, deixando-o naturalmente cacheado. 

"Passar por essa transição mudou a minha relação com todo o meu corpo"

"Eu só queria meus cachinhos de volta, liberdade"

Isso me fez lembrar de uma matéria que participei do blog Trendy Twins em 2011 sobre mudanças capilares . E resolvi contar de uma forma mais detalhada como foi e como está sendo esse processo.  


Essa montagem foi usada no blog pra resumir minha história, ( Confira a matéria completa de dezembro de 2011 no Trendy Twins )

A foto do "antes" foi na época da faculdade, onde eu sempre relaxava o cabelo a cada 3 meses e escovava quase toda semana. Ele estava grande,mas as pontas já estavam muito quebradas e eu não queria nem cortar as pontinhas , porque ficava com medo de cortarem muito. E a foto do "depois" foi quando eu resolvi fazer luzes. Gostei,mas da muito trabalho, e já mudei um pouco mais desde essa foto. 


                      
Essas fotos em março foram na Holanda, onde a escova custava 50 euros e é claro que eu não tinha muito tempo ( $) pra isso. Então em julho, quando eu já estava no Brasil, cheguei no salão e disse as palavrinhas que fazem qualquer cabeleireiro pular de felicidade : CORTA TUDO! kkkkkk. Acredita que ela não teve coragem?  Aí, na outra semana fui lá de novo e disse que queria cortar mais ( fotos de óculos escuro).



Os cachos estavam aparecendo e eu ficava animada com isso. Com anos fazendo relaxamento, o cabelo já não sabia o que era, não era liso,mas não cacheava tadinho...
Ah, não posso esquecer dos comentários na rua, "meu Deus, o que ela fez com o cabelo!" - assim, nada discretos na minha frente. 
Foi uma mudança muito radical,mas nunca me arrependi do que fiz :)





( Essas fotos de dezembro não estão boas,  era natal e eu ia embarcar na mesma noite...correria... mas da pra ver como o cabelo cresceu rápido! 

Em janeiro eu fiz uma trança nagô na mesma mulher que faz as tranças do Vagner Love, ( sério! hehe).  Dói pra fazer mas fica bem legal. 



Não lembro o mês que fiz as luzes, mas a primeira foto foi logo no primeiro dia. A segunda foto, estilo "gosto tanto de você leãozinho..." , foi na Chapada Diamantina em setembro, e a última foi quando cortei mais um pouco as pontas.




A primeira foto de dezembro é no natal, a segunda no meu aniversário (dia 29) e a última no ano novo. As pontinhas ainda bem clarinhas. 



Na primeira foto, com uma bandana pra combinar com a blusa, em São Paulo. A segunda em Porto Seguro,usando um lenço, e em casa com uma tiara de lacinho. 


 

Já que tem foto em casa de bobeira e na praia com vento e tudo , porque não colocar fotos produzidas né? eu mereço!  As maiores são do meu book. Eu comecei a usar muito o cabelo assim, com esse lenço. E na foto menor, foi no primeiro dia do desfile, onde havia uma cabeleireira especializada em cabelo afro, eu amei!!! 

Agora algumas fotos em 2012.... 




Em janeiro desse ano,  fiz a besteira de cortar o cabelo com uma pessoa que não entende muito ( ou quase nada), de cabelos afros e ele ficou um pouco torto. As pessoas diziam que não ( segunda foto) ,mas eu não fiquei satisfeita e fui em um salão do Beleza Natura para melhorar o corte, e gostei muito do resultado.




E esse é meu cabelo atualmente :) 
As vezes não sei muito o que fazer, como  arrumá-lo, mas hoje posso dizer que AMO muito meu cabelo e que estou aprendendo a cuidar mais dele. Nunca mais fiz escovinha e relaxamento é uma palavra banida quando entro no salão. AMO meus cachinhos. E para quem fala que eu era mais bonita ( ou menos feia) antes, eu digo que sou feliz com o meu cabelo natural. E é isso que importa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário