segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Na medida certa, errando na dose



O quadro Medida Certa , que iniciou uma nova temporada ontem,  certamente ainda vai dar o que falar. E além de  falar sobre dietas no domingo, a Globo hoje,  no Encontro com Fátima Bernardes  também falava sobre dietas, onde se ouviu depoimentos do tipo "gordo não gosta de ser gordo " , ou "o motivo para emagrecer é estético", e teve até uma "dinâmica" onde participantes que já haviam perdido peso, colocavam coletes que pesavam 50 kg e tentavam fazer atividades, como subir escadas.


Contar histórias de superação e dar dicas para se ter uma vida mais saudável e com mais disposição é algo muito  válido ,  mas ridicularizar pessoas que são  gordas é algo que não pode ser levado como uma brincadeira.   Ninguém precisa colocar um colete pesando 50 kg para saber que não é confortável.  Nota zero para o programa da Fátima, que só falou em beleza, em ser belo,  e ser magro, e pouco se voltou para a saúde. 

Voltando ao Medida Certa, o que me chamou atenção foi a presença do Fábio Porchat e da Gaby Amarantos. Ele, mesmo sendo o mais "magro", está com o nível de colesterol alto, e ela mesmo sendo gordinha, estava com os exames em dias,  o que nos mostrou que as "aparências" enganam e reforça o que sempre dizemos , que ser magro, não significa ser saudável. 

Já a Gabi , me surpreendeu também por falar que quer emagrecer para ser feliz. Logo ela que já estampou capas de revista mostrando-se orgulhosa do seu corpo.


 

Não há problema em procurar uma vida saudável. Acho que todos nós, que vestimos P, M, G, ou GG,   estamos procurando uma vida melhor. Tentamos conciliar nossa correria diária com uma alimentação saudável e qualidade de vida (qualidade essa que parece cada vez mais distante),  e nisso o Medida Certa começando acertando, mostrando que mesmo quem está aparentemente "menos gordo", e que vive sem tempo pra se alimentar direito, precisa dar mais atenção e se cuidar para evitar doenças no futuro. 


Não existe uma fórmula mágica pra emagrecer, engordar ou ser feliz, mas certamente os números na balança não são medidores de felicidade ou de saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário